sexta-feira, 26 de junho de 2009

Periódicos: Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências

Da Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, selecionamamos 10* artigos, publicados de 2000 a 2008, que possuem vínculos com a temática CTS.

Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências é uma revista semestral arbitrada, iniciativa de docentes que atuam no Centro de Ensino de Ciências e Matemática (CECIMIG) e também no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

EPEC CTS 2000-2008

Abraços

Décio Auler

*O critério para a seleção dos artigos foi destes conterem em seu título, resumo e/ou palavras-chave ao menos um dos termos: Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), Aprendizagem Centrada em Eventos (ACE), Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA).

Um comentário:

O transeunte disse...

Grato, professor! Finalizo a visita assumindo minha responsabilidade em movimentar a página. De nada agora adianta justificar, afinal todos sabemos que as duas maiores desculpas dos professores é a falta de tempo e de dinheiro... Lembro que na época do V ENPEC, tínhamos um e-mail para discussões, que acabou sendo eliminado por falta de uso. É chato assumir que como pesquisador da área de CTS eu reclamava de um espaço para formalizar discussões e quando, enfim, o canal existe... acabo por me ausentar do mesmo.

Tenho dado alguns retoques em meu projeto de tese e após consulta ao caderno de resumo dos últimos ENPECs, quanto à presença de trabalhos vinculados à temática CTS, descobri o quanto esta área tem crescido e aparecido no contexto educacional brasileiro. Como disse o prof Décio, "se trata de um campo de estudos com grande potencial para a educação que tem crescido de forma sustentada". Vejam os números:

No III ENPEC (2001), não houve quantidade substancial de trabalhos sobre o tema em relação ao que foi apresentado. Na forma de comunicação oral (CO), dos 124 trabalhos, nenhum versava sobre o tema e na modalidade pôster (PO), dos 109 socializados neste formato, apenas 1 vinculava-se ao enfoque CTS.

Por sua vez, no IV ENPEC (2003) foi apresentado 1 estudo na forma de CO (de um total de 192) e 4 na forma de PO (de 259 trabalhos nesse formato).

No evento realizado em 2005 (V ENPEC), quando as investigações passaram a ser organizadas em áreas temáticas (ao todo 9 áreas), sendo uma delas intitulada “As relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente”, foram apresentados 11 trabalhos na forma de CO (aproximadamente 3% de um total de 378) e mais 14 estudos na forma de PO (3,9% de 360 trabalhos) classificados na referida área temática.

Por fim, a edição de 2007 (VI ENPEC) registrou 23 trabalhos na forma de CO (5,7% de 405 comunicações) e 8 estudos na modalidade PO (pouco mais de 3% de 264 pôsteres) enquadrados na área temática CTS.

No meu projeto, uso estes e outros dados para justificar que a crescente expansão de investigações sobre a concepção de ensino CTS reclama pesquisas sobre a produção acadêmica da área, buscando melhor compreender suas origens, evolução, suas principais tendências, possibilidades e limites no contexto nacional.